quinta-feira, novembro 02, 2006

Notícias falsas...

Muitas vezes ouço comentários na rua que os jornalistas não fazem o seu trabalho como deve ser. Então quando se fala em futebol o assunto assume proporções siderais.

Há pouco tempo “dei” que um determinado jogador, que vinha de uma lesão, estava apto para defrontar o Benfica. Essa informação tinha-me sido dada pelo enfermeiro do clube, um indivíduo que à partida é credível. Afinal, o jogador em causa não estava apto e saiu uma notícia errada.

Esta semana, o mesmo enfermeiro disse-me (e aos restantes jornalistas presentes) que um dos avançados estava lesionado e não poderia jogar na jornada seguinte. Estranho é que no dia seguinte esse mesmo jogador estava a treinar sem qualquer limitação. Notamos contudo que haviam vários futebolistas ausentes do treino e para testar esse enfermeiro perguntamos porque é que um outro jogador tinha faltado. A resposta: tem uma tendinite. Telefono de seguida ao presidente do clube que me diz: O jogador esteve ausente para tratar de assuntos puramente profissionais.

É com este tipo de gente que os jornalistas que acompanham o futebol lidam diariamente, daí que as informações possam ser incorrectas. Quando o informador, uma pessoal responsável, mente de forma abusiva só pode dar em notícias falsas.