segunda-feira, novembro 20, 2006

Estrela da Amadora faz blackout ao jornal “A Bola”

Este tipo de atitudes, por parte dos clubes de futebol, é uma situação ainda por explicar. No sábado, 18 de Novembro de 2006 “A Bola” publicou uma notícia que dava conta que os “capitães” Jordão e Pedro Simões, depois de uma discussão num jantar com outros jogadores, se encontravam suspensos. No dia seguinte Rui Borges, outro dos capitães do Estrela da Amadora, desmentia do sucedido entrando num jogo de contradições em que às tantas resolve dizer: “Não confirmo, nem desminto” (tenho gravado).

No domingo, o jornal volta a pegar no assunto e utiliza algumas citações do jogador para sustentar a informação da suspensão de Jordão e Pedro Simões. Rui Borges, equipa técnica e direcção do clube não gostaram da situação e afirmam que, por tempo indeterminado, não irão ceder qualquer declaração ao jornal “A Bola”.

1º - A informação dada pelo jornal desportivo é verdadeira.

2º - Realmente os jogadores não têm treinado com o grupo. Pedro Simões está lesionado, Jordão tem “uma mialgia” (no entanto fonte do clube confirmou-me a existência de uma situação menos própria, mas os jogadores desmentem)

3º - Já estou a ver que se amanhã tiver de dar uma notícia parecida vai acontecer-me exactamente a mesma coisa.

4º - O jornalista falhou num aspecto fundamental: ouvir as partes com interesses atendíveis. No artigo publicado no sábado não constam as palavras de Pedro Simões, Jordão e de um elemento da direcção do clube, como mandam as regras jornalísticas.



Fica, contudo, uma situação por clarificar: Sempre que sair uma notícia que não agrade ao clube, o jornalista e o orgão de comunicação social irão ser penalizados? Se sim, lamentável...