quarta-feira, fevereiro 28, 2007

A importância da Comunicação Social regional

Numa altura em que vivemos cada vez mais fechados em nós mesmos, a comunicação social regional assume um papel fundamental. O ritmo que levamos faz com que conheçamos tudo o que se passa de norte a sul do país e pelo mundo fora, mas tenho a certeza que a maioria dos leitores não sabe o que se passa na sua aldeia, bairro, rua, concelho, isto porque existe uma lacuna nessa área.

Cabe à comunicação regional atingir esse nicho de mercado, dar visibilidade e informar. Os órgãos nacionais são máquinas demasiado grandes e pesadas para dar importância a determinados acontecimentos que fazem todo o sentido na comunicação social local.

Histórias de vida, deporto regional e politica local são algumas das áreas que cabem nesta comunicação social.

Os jornais, ou melhor de grosso modo, a Comunicação Social é um negócio. E hoje é cada vez mais importante encontrar nichos de mercado para vender produtos. Parece-me que neste campo em Lisboa e em alguns concelhos do país essa lacuna teima em persistir.

Confesso que não sou conhecedor de todos os exemplos a nível nacional. Contudo “O Mirante” e “O Templário” são dois bons modelos do que se deve fazer.