sexta-feira, maio 18, 2007

Ameaça de Bomba

Quarta-feira (16 de Maio) sofremos uma ameaça de bomba pouco depois de eu ter feito um telefonema. Juro que não tive nada a ver com o facto, nem há qualquer relação entre o telefonema e a ameaça.

Mas este episódio fez-me andar uns anos para trás. Em 2002, estava ainda a estagiar na editoria Sociedade, vinha a passar junto do Jardim Zoológico, em Lisboa, e vejo um enorme aparato policial. A entrada do Zoo estava vedada e dois sacos de viagem jaziam no chão.

Pensei: Esta é a minha oportunidade de brilhar. Sou estagiário e tenho uma história que pode abrir os telejornais das 20:00!!!

Subitamente chega a brigada de minas e armadilhas ao local. Faz um perímetro de segurança. Identifico-me e falo com o responsável pela operação. Suspeitavam que nos sacos estariam bombas. Afinal a memória do 11 de Setembro ainda permanecia. Todo o cuidado era pouco.

Passado 05 ou 10 minutos chega um indivíduo, com 1,90, e dirige-se aos sacos. A minha cacha acabava de ruir. Eram de um emigrante da Europa de leste que os tinha ali deixado enquanto foi tomar um copo com um conhecido.

Raios! Não eram bombas :S o individuo foi identificado, não tinha documentos, estava ilegal e teve de ir para a esquadra da PSP.