quinta-feira, março 22, 2007

Belgas civilizados? Não me cheira…

Muitas vezes os portugueses são acusados de ser um povo de 2ª classe. No futebol então nem se fala… somos para aí da IV divisão, na opinião de quem se julga civilizado. No mundial de 2006 a Holanda e a Inglaterra, os “supra-sumo” da batata, com Van Basten, Rooney e a imprensa estrangeira crucificaram Portugal e os portugueses. Esta semana foi o guarda-redes da Bélgica, de seu belo nome Stijn Stijnen, afirmou que Cristiano Ronaldo devia ser parado a qualquer custo, nem que para isso a sua equipa tivesse que recorrer a faltas duras. "Depois de dois minutos, normalmente já o teremos massacrado tanto, que ele já terá sido retirado do relvado", terá alegadamente afirmado.

Verdade ou não, o que é certo é que quando chegaram hoje ao aeroporto da portela estes civilizados belga “entraram a pés juntos” agrediram membros de imprensa portuguesa, nomeadamente o repórter fotográfico do Record, Pedro Simões Ferreira.

A polícia nada fez para serenar o ambiente, foi conivente com toda situação e nem se deu ao trabalho de identificar no acto o agressor. Nisto sim, somos pequeninos. Temos medo de colocar as pessoas no seu lugar. Quem é este belga para se julgar superior aos outros, chegar a Portugal e agredir as pessoas?!

Com que autoridade a polícia fica impávida e serena perante isto? É que com as imagens que vi, a própria PSP acaba de abrir um precedente. Quando me apetecer partir os dentes a um belga, faço-o e se for a tribunal mostro as imagens do que se passou no aeroporto da Portela. Enquanto português acho-me no direito, e passo a redundância, de ter direito de resposta!

[adenda: segundo o site "mais futebol" «os dois jornalistas apresentaram queixa e os agentes informaram os profissionais presentes de que os agressores foram identificados»] Do mal ao menos.

2 Comments:

Blogger sabine said...

Os portugueses são tão civilizados como qualquer outro povo. A pretensa superioridade dos ingleses ou de outros povos é apenas wishfull thinking...

8:14 da tarde  
Blogger Carlos Pereira said...

Cara Sabine,

concordo plenamente consigo. O que me deixa fulo é a mania de certos países classificarem outros de secundários.

Este caso específico dos belgas é gritante. Mas deve ser recalcamento, pois estes seres são, para os franceses e alemães (olha que dois), motivo de anedotas constante.

8:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home