quinta-feira, março 08, 2007

Jornalismo e o futebol, um jogo de vontades!

Hoje estava a procura de informações nos vários blogues do Belenenses e encontrei isto:

"Temos de dar os PARABENS ao presidente Cabral Ferreira pois foi ele o grande culpado de hoje existir uma radio [rádio Sesimbra] que dá mais tempo ao Belenenses em 15 dias do que toda a comunicação social desde Agosto, estamos no bom caminho Obrigado Cabral". Ass: Rosário.

Não sei, porque infelizmente não ouço a rádio Sesimbra. Mas como passo todos os dias no Estádio do Restelo posso garantir que nunca vi um único jornalista desta rádio. Das duas uma, ou têm informação privilegiada ou as notícias que dão estão baseadas nos jornais e noutras rádios, o que faz com que esta ouvinte não esteja à par da realidade do seu clube.

Sem querer carpir mágoas, ou lavar roupa suja, posso adiantar que os 4 jornalistas que passam lá grande parte dos seus dias estão sujeitos a determinadas vontades e "mentiras". E escrevo "mentiras" com aspas porque no Belenenses podem não ter a intenção de faltar à verdade, mas o que é certo é que não dão as informações mais correctas e depois anda-se no jogo do "gato e do rato".

O exemplo clássico é o dos treinos. Os jornalistas são informados que os treinos são no Estádio do Restelo e quando chegam lá verificam que afinal os jogadores estão a treinar em Monsanto ou em Almada.

Antes dos adeptos emitirem determinadas opiniões deveiriam inteirar-se das "mentiras" que o Belenenses diz à imprensa. Eu sou apoligista de algo mais dramático. Era necessário que os jornais tivessem essa coragem. Em espanha, há uns anos, o Real Madrid também começou a jogar ao gato e ao rato. Um jornal desportivo deixou duas paginas em branco com o seguinte texto escrito: Estas duas páginas eram do Real Madrid.

Com isto o clube madrileno aprendeu a lição e começou a respeitar a imprensa.

O clubes deveria ter a capacidade de reconhecer que precisam dos jornais para viver. São os jornais e os jornalistas, sempre à procura de histórias e estórias, que vão valorizando os activos. Já que estamos a falar do Belenenses, gostaria de saber o que seria de bons jogadores, como o Ruben Amorim ou o Rodrigo Alvim, se não lhes fosse dada visibilidade de certeza os clubes interessados por estes dois atletas seriam muito menos e o valor dos seus passes muito inferiores.

Já sabemos que se vive num jogo de vontades, mas por favor o tipo de comportamento adoptado apenas vem boicotar o trabalho dos jornalistas. Felizmente, no nosso caso (os jornalistas que fazem a cobertura do Belenenses) não nos movemos por interesses e vamos escrevendo o que se pode, mesmo com as trancas que vão existindo.

Outra piada são os treinos à porta fechada. Para quê?! No restelo não há assim tantos adeptos a assistir aos aprontos. Querem esconder o "jogo" dos jornalistas? Gostaria que me dissessem quantas notícias são escritas sobre o Belenenses que revelem o que se passa no treino?!

Que ridículo...