domingo, setembro 02, 2007

Um olhar que não se esquece

Já passaram três semanas, mas aquele olhar azul, frágil e magoado não me sai da cabeça. Os cerca de oitenta anos de vida desta mulher deixaram as marcas evidentes no rosto, mas o desaparecimento de Maddie McCann cravou-lhe nos olhos o sentimento de desespero e de desconfiança.

Os vinte minutos de conversa com a mãe de Robert Murat marcaram-me profundamente. Não ponho as mãos no fogo por ninguém, mas o discurso sincero e magoado desta mulher esclareceu algumas dúvidas e levantou muitas mais.

Em frente ao portão da Casa Liliana, na Praia da Luz, ficou claro que a história não está bem contada e que, provavelmente, Robert Murat é um arguido por conveniência, mas mais tarde ou mais cedo vai deixar de o ser.

Está ainda por esclarecer o papel de Robert Murat em todo o processo. Interprete, bom samaritano, peão ou culpado, são “papeis” que nunca foram elucidados. Certo é que se ele estivesse realmente implicado, estaria a aguardar julgamento em prisão preventiva e não na sua própria casa.

A Casa Liliana, onde mora Robert Murat, fica a pouco mais de 100 metros do Ocean Club, onde Maddie desapareceu. Quem conhece a Praia da Luz sabe que há “pequenas maddies” a torto e a direito. Parecem que foram feitas todas no mesmo molde. Mas porquê os McCann? Porque é que tendo “nanies” de borla, dispensaram os seus serviços precisamente nesse dia? Em que é que estes senhores estão envolvidos? Tudo perguntas para as quais ninguém tem respostas, nem os ingleses.

O poder político dos McCann em Inglaterra é grande. Os seus assessores, David e Justine, foram nomeados pelo governo. A imprensa britânica ataca a cada instante os seus congéneres portugueses e a polícia judiciária. Porquê? Não sei dar a resposta, contudo posso afirmar que, nos dias em que estive na praia da Luz, vi várias vezes a Justine pela a conversar com jornalistas britânicos pela noite dentro. Conivência ou instrumentalização?!

A própria comunidade britânica, residente na Praia da Luz, fecha-se em copas e não comenta o desaparecimento da miúda. O que é que eles saberão que mais ninguém sabe?

Fala-se agora que o McCann poderão deixar Portugal e rumar para Inglaterra. Em boa hora o fazem, contudo a polícia deveria colocar-lhes um sinalizador debaixo da pele para saber por onde andarão no futuro. Porque, se calhar, eles sabem um pouco mais do que aquilo que deixam transparecer.

2 Comments:

Blogger Mary Lamb said...

Agora com novos desenvolvimentos, aparentemente monstruosos, certo?
Beijos

2:49 da manhã  
Blogger Carlos Pereira said...

Também eu gostava de saber. Espero que não, mas infelizmente tudo indica que sim.

Os proximos dias poderão ser fulcrais. Aguardemos para ver.

6:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home